CORPO DOCENTE

Maria Fernanda Rollo | NOVA FCSH

Doutorada e Agregada em História Contemporânea pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa, onde é Professora Associada no Departamento de História. Investigadora do Instituto de História Contemporânea da FCSH da UNL. Tem como principais áreas de investigação história de Portugal no século XX, história da economia e da sociedade no Portugal contemporâneo, história da engenharia em Portugal, participação de Portugal nos movimentos de cooperação económica europeia, história institucional, história empresarial, história da inovação e da organização da ciência em Portugal.

CV: https://www.cienciavitae.pt/F91D-2B9A-5767

António Granado | NOVA FCSH

Professor auxiliar na NOVA FCSH, onde coordena o mestrado em Jornalismo e co-coordena o mestrado em Comunicação de Ciência.

Foi jornalista profissional na área da ciência durante mais de 26 anos. Fez grande parte da carreira no jornal Público, onde foi jornalista, editor de ciência, sub-director, chefe de redacção e editor do Publico.pt. Entre 2010 e 2014 foi editor multimédia na RTP.

António Granado possui uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, terminada em 1984, na Universidade de Lisboa. É mestre em Jornalismo de Ciência (1994) pela Universidade de Boston, nos EUA, e doutorado em Ciências da Comunicação (2008) pela Universidade de Leeds, no Reino Unido.

CV: https://www.cienciavitae.pt/portal/7112-8A9D-C0D0

Filipa Borrego | INOV

Coordenadora da Gestão da Inovação no INOV-INESC Inovação, facilitando a participação dos investigadores do INOV, INESC ID e INESC MN em projetos europeus. Filipa foi uma Fulbright Visiting Scholar no Instituto IC2 da Universidade do Texas, Austin, EUA, onde trabalhou em metodologias para desenvolver, licenciar e / ou comercializar tecnologias em fase inicial resultado de projetos europeus. Licenciou-se em 1999 e defendeu o mestrado em 2002, ambos em Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro, em Portugal. Em 2002, foi estagiária na Agência Espacial Europeia (ESA) na Holanda até 2004, quando iniciou o seu doutoramento em Arquitetura de Computadores na Universidade de Técnica de Delft, Países Baixos. Em 2008, após sua defesa de doutoramento, assumiu uma posição como investigadora do grupo Ultra Low Power DSP no Holst Center / IMEC, na Holanda, onde permaneceu até 2010. Em 2010, retornou a Portugal, onde iniciou sua carreira como Gestora de Ciência na FCT/UNL. Entre março de 2013 e outubro de 2014, foi nomeada perita nacional para o tema Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) do Programa-Quadro Europeu Horizon 2020, bem como ponto de contato nacional para TIC, Tecnologias Futuras e Emergentes (FET) e ECSEL Joint Undertaking.

CV: https://www.cienciavitae.pt/pt/821B-82D9-400C

João Cortez | CBQF-ESB/UCP

João Marques Cortez é licenciado em Química pela Universidade de Coimbra, e doutorado em Biotecnologia Aplicada pela De Montfort University, Reino Unido. Desenvolveu a sua carreira de investigação na Nottingham Trent University (UK), onde se tornou Senior Research Fellow em 2006. Em 2008, iniciou uma posição como Investigador Ciência 2007 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em aplicações de nanotecnologia em biossensores e em têxteis. Toda a sua carreira de investigação envolveu colaborações com a indústria e o desenvolvimento de produtos e processos, resultando em 3 patentes. Em 2012 iniciou funções no INEB como Head of Business Development and International Projects e coordenou o Research Funding Office do i3S até Maio 2019. Participou como investigador em projetos QREN (MetalFun) e FCT, e coordenou o projeto de transferência de tecnologia RESOLVE (www.resolve-health.pt). Tem desempenhado funções como avaliador de projetos (H2020, P2020, SIFIDE). Trabalha em gestão de ciência há 7 anos, tendo participado em projetos Europeus desde o 4º Programa Quadro. Foi Gestor do projeto FP7 Marie Curie ITN-EID: IB2, participou no projeto H2020-NMBP-22 RESTORE, ambos coordenados pelo INEB. É PI do projeto H2020 ICT-30: 780598 MIRACLE na UCP, onde desempenha funções como Research and Innovation Advisor desde Maio 2019.

CV: https://www.linkedin.com/in/joao-cortez-a76b4351

José Carlos Caldeira | INESC TEC

Administrador do INESC TEC. Até janeiro de 2018, foi Presidente da ANI – Agência Nacional de Inovação. Até 2014, foi Administrador Executivo do PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção e Diretor do INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto. É ainda membro do High Level Group da Plataforma Tecnológica MANUFUTURE e Chairman do seu National and Regional Technology Platforms Group. É membro do Board da EFFRA – European Factories of the Future Research Organization.

CV: linkedin.com/in/josé-carlos-caldeira-3a10819

Margarida Trindade | ITQB NOVA

Coordena o gabinete de Financiamento à Ciência no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) desde 2016. Gestora de ciência com 10 anos de experiência, tem acompanhado investigadores e instituições na preparação de candidaturas a financiamentos nacionais e internacionais. Foi coordenadora da área de financiamento à ciência no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) de 2013 a 2016, e do Instituto de Medicina Molecular em Lisboa de 2008 a 2013.

Desenvolve formação na área da gestão de ciência e desenvolvimento de carreira, ministrada em vários programas doutorais e de mestrado nacionais e internacionais. Tem desempenhado funções de avaliação (H2020, FP7, COST, FCT), de assessoria (EARMA Certification on Research Management), de aconselhamento (Horizon 2020 Marie S. Curie Actions Advisory Group) e de coordenação (rede de profissionais Plataforma de Interface à Ciência) .

M. Trindade é doutorada em Biologia do Desenvolvimento pela University College London do Reino Unido, em 2000.

CV: https://orcid.org/0000-0001-6365-2602

Tiago Brandão | NOVA FCSH

Formado em História, Mestre em História Contemporânea e Doutor em História Económica e Social (História Contemporânea) pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC, FCSH-UNL), com uma tese publicada sobre a história das políticas científicas em Portugal (1910-1974). É desde 2007 investigador integrado do Instituto de História Contemporânea e, atualmente, investigador contratado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHC, FCSH-UNL). Tem como principais áreas de investigação a história das políticas científicas em geral, os problemas e desafios da organização da Ciência em Portugal – e suas diversas instituições científicas –, interessando-se sobre esta temática em quadros comparados, incluindo história das ideias e respetivas tradições de pensamento em Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade, relativamente ao capitalismo ocidental e, em particular, no que respeita ao mundo ibero-americano.

CV: https://www.cienciavitae.pt/AF15-E6F9-8565

COORDENADOR EXECUTIVO

Filipe Guimarães da Silva | NOVA FCSH

Licenciado em Línguas e Relações Internacionais, Mestre e doutorando em História Contemporânea pela NOVA FCSH.

Investigador do Instituto de História Contemporânea desde 2011, tendo desempenhado funções de coordenação e gestão na área de Indicadores de Ciência e Tecnologia, colabora no programa Memória para Todos, dedicado à promoção da cultura histórica e científica e do património cultural.

Integrou o Gabinete da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do XXI Governo Constitucional, entre 2016 e 2018, tendo coordenado projetos e iniciativas nos domínios da gestão de ciência, tecnologia e inovação.
 CV: https://www.cienciavitae.pt/D514-66AE-5262

 

© 2019 Copyright Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa :: Todos os direitos reservados.